Descrição enviada pela equipe de projeto. A intervenção tem como objecto um apartamento do inicio do séc. XX, de tipologia característica dos prédios de rendimento em Lisboa nesta época, e mantido até hoje no seu estado original. Orientado a Nascente / Poente, com grande profundidade de empena e compartimentos organizados de forma sequencial ao longo de um comprido corredor, sendo a maior parte destes iluminados a partir de um pátio interior.
O projecto tem como premissas a sua adaptação às necessidades de vida actuais, nomeadamente a promoção de uma diferente condição nas relações entre espaços de serviço / espaços de permanência e, consequentemente, a ampliação de área habitável disponível para alguns tipos de uso (cozinha por exemplo), dada a sua nova condição. Para além de uma resposta concreta a um programa habitacional contemporâneo exige-se ainda a manutenção, preservação e reabilitação dos elementos arquitectónicos que lhe conferem uma identidade própria.
A compartimentação original é rigorosamente mantida e cada compartimento encarado como espaço autónomo de habitar capaz de receber um novo tipo de uso. Assim, com a liberdade que o ordenamento linear e sequencial dos compartimentos potencia, é reproposta uma ocupação/utilização dos espaços, e em simultâneo, uma nova interacção entre estes através da abertura consecutiva de vãos que os ligam directamente uns aos outros. Alteram-se relações hierárquico-espaciais pré estabelecidas e permite-se, visualmente, um alinhamento longitudinal que pode atravessar toda a casa. A luz proveniente das duas frentes, a Nascente e a Poente, é assim transportada para os compartimentos mais interiores (antes com evidente deficit de luz).
Não só a ligação directa entre espaços de serviço e sociais - sequência Sala de Estar/Sala de Jantar/Cozinha/Escritório (por esta ordem) - como a qualidade e percepção da luz ao longo destes, concorrem para uma resposta eficaz às necessidades contemporâneas do habitar. Por outro lado a flexibilidade da solução permitirá sempre uma reinvenção do programa habitacional, alterando o uso proposto para cada compartimento bem como as relações entre estes.